Escola de Música para Crianças

Escola De Música para Crianças

É um curso que visa despertar e desenvolver o gosto pela música através da construção do conhecimento musical, contribuindo na formação global da criança.

Assim como as técnicas pedagógicas, a educação musical deve ser inter e multidisciplinar, visando sempre o aluno e sua realidade, pois a música - além de forma de expressão e linguagem - é um caminho secundário para o desenvolvimento de outras habilidades como o perceptivo-motor e o raciocínio lógico-matemático.

As crianças que fazem aula de música terão mais facilidade em matérias comuns como matemática, português, entre outras, pois através da música a criança aprimora sua concentração, criatividade, discriminação auditiva, pois dentre os estímulos externos capazes de ampliar o nível racional e a inteligência espacial das crianças, a música é um dos mais importantes.

Observa-se Que a Criança Durante as Aulas:

• Desenvolve a capacidade de escolha, disciplina e organização;
  • Acompanha o ritmo com instrumentos e o corpo;
  • Brinca com a música (imita, inventa e reproduz criações musicais);
  • Compartilha instrumentos com os amigos;
  • Vivencia experiências da linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silêncio;
  • Desenvolve a memória auditiva;
  • Movimenta a cabeça na direção do som escutado;
  • Para de chorar ao ouvir música;
  • Produz com liberdade os movimentos corporais;
  • Reconhece diferenças sonoras: altura (graves ou agudos); duração (curtos ou longos); Intensidade -(fracos ou fortes) e timbre;
  • Reconhece instrumentos musicais e os seus respectivos sons;
  • Respeita as regras durante a aula;
  • Tem postura adequada para a escuta da música;
  • Vivencia as músicas por meio de gestos e socialização.

Objetivos:

• Socialização e acolhida das novas crianças;
  • Apreciação de diferentes ritmos, músicas brasileiras, eruditas e do mundo contemporâneo;
  • Desenvolvimento da percepção de manifestações de ritmo e/ou de sons presentes na natureza, no cotidiano e no próprio corpo – respiração, pulsação, movimentos corporais, recursos vocais;
  • Canalização dos excessos de energia, favorecendo a descarga emocional;
  • Formação do senso crítico e criativo, desenvolvendo a imaginação e a criatividade de cada criança através do hábito da observação;
  • Criação de oportunidades para que a criança saiba distinguir sons diversos, trabalhando assim a percepção auditiva, atenção, linguagem, memória e concentração;
  • Comemoração de datas festivas através de musicais, cantigas, teatro e instrumentos;
  • Conhecimento de instrumentos sonoros percussivos, cordas, teclas e do mundo inteiro, aumentando a cultura e o desenvolvimento criativo das crianças;
  • Introdução à História da Música de forma lúdica e clara para cada faixa etária;
  • Confecção de instrumentos percussivos.

Objetivos Específicos:

• Resgatar o patrimônio cultural por meio de canções populares e folclóricas, parlendas e danças.
  • Desenvolver a capacidade de tocar acompanhando a música.
  • Respeitar a capacidade individual da criança, despertando o interesse pela arte e sensibilidade musical.
  • Estimular a percepção sonora e a capacidade de discriminar, identificar e classificar sons.
  • Desenvolver a capacidade de concentração, atenção e raciocínio.
  • Explorar as características do som.
  • Desenvolver habilidades motoras grandes e pequenas, coordenação viso-motora e perceber frases musicais através de movimentos.
  • Ter independência para respostas musicais.
  • Participar de atividades musicais com outras crianças numa atmosfera expressiva, positiva e agradável.
  • Aumentar a curiosidade para sons expressivos e as muitas opções de fazê-los.
  • Promover um ambiente onde haja liberdade para criar.
  • Respeitar regras e conhecer limites.
  • Identificar junto ao profissional capacitado, problemas auditivos e da fala, reforçando exercícios indicados pelo mesmo, durante as aulas de música.
  • Estimular o canto e a fala.

Exemplo de uma Aula:

• Canto de Entrada.
  • Hora do Canto.
  • Neste momento são trabalhadas músicas que desenvolvem:

• Expressão corporal;
    • Percussão corporal;
    • Movimento sem locomoção;
    • Movimento com locomoção;
    • Socialização.
  • Parlendas, rimas e atividades musicais.
  • Marchas, danças e cirandas.
  • Relaxamento e alongamento.
  • Canto de despedida.

A partir dos 4 anos, músicas mais elaboradas entram no repertório da criança enriquecendo ainda mais o repertório construído. Iniciando também a flauta doce.

As músicas usadas para o conjunto de percussão são praticamente as mesmas usadas nas aulas para cantar ou tocar e não é difícil fazer os arranjos para banda rítmica. O importante é estar atento ao estilo, forma e fraseado das peças.

Na Escola de Música NVA Music Kids, algumas crianças nesta idade começa a fazer meia hora de instrumento. EX: teclado,bateria.

Musicalização Infantil

As atividades propostas nas aulas trabalha-se a disciplina, ritmo, coordenação motora, as propriedades do som, valores das figuras, agrupados a cada faixa etária e com isso eles vão descobrindo o prazer da música de uma forma lúdica.

Duração da Aula: 1h em Grupo

Os grupos são divididos:

Baby Class

8 meses a 2 anos

Kids I

2 a 4 anos

Kids II

4 a 6 anos

Dependendo da criança, nesta idade elas fazem 1h de kids e meia hora do instrumento escolhido

Kids III

5 a 7 anos